Mensagem do Presidente da Mesa Assembleia Geral

informações

Mensagem do Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Caros Associados,
espero que se encontrem bem, assim como a vossa família.

Desde meados do mês de março que sofremos profundadas alterações na nossa vida familiar, profissional e associativa.
Inesperadamente somos surpreendidos por uma crise de saúde pública emergente da pandemia do COVID-19. Fomos obrigados a reinventar as nossas atitudes sociais e a nossa forma de vivência na sociedade e em todos os espaços públicos.

Não tem sido fácil, tem sido um processo de aprendizagem doloroso e exigente para todos, mas sobretudo para os mais avançados na experiência da vida. Contudo, todos estamos de parabéns, por que, pese embora alguns tenham sido empenhadamente afetados, enquanto sociedade e país, o nosso combate contra o vírus invisível tem sido um êxito.

A nossa vida associativa também foi perturbada, a Assembleia Geral que, nos termos do artigo 86.º dos Estatutos do Cofre, esteve marcada para o dia 21 de abril não se pôde realizar, dado que tivemos de mutuamente nos proteger e de acatar as imposições legais oportunamente promovidas pelo Governo, designadamente o normativo do artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, que permitiu que as Assembleias Gerais das associações fossem realizadas até ao dia 30 de junho.

Através do Decreto-Lei n.º 24-A/2020, de 29 de maio, foi aditado um n.º 2 ao artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 10- A/2020, cujo normativo permite que a Assembleia Geral do Cofre seja realizada até 30 de setembro.

O dever de informação e de participação de todos os sócios do Cofre é fundamental, mas há que reconhecer que, neste contexto de pandemia, a saúde de todos nós e dos nossos familiares é um valor supremo que se impõe e que temos de proteger e de salvaguardar.

Por outro lado, há que realçar que o Conselho de Administração do Cofre já disponibilizou na página da internet informação objetiva e relevante sobre os resultados obtidos no ano de 2019, bem como vos tem fornecido informações sobre o acervo de medidas tomadas nas diversas instalações e serviços do Cofre, as quais, à que reconhecê-lo, se têm revelado muito adequadas e positivas.

A evolução da situação da pandemia COVID-19 na área metropolitana de Lisboa demonstra que tem sido bastante avisada a decisão de não termos ainda realizado a Assembleia Geral em falta, designadamente, por que não queremos que ela seja apenas um ato formal, mas sim, um momento concreto da ação participativa dos sócios do Cofre. Nesta medida, esperamos que a situação pandémica evolua de forma positiva, de modo a que possamos realizar a Assembleia Geral até 30 de setembro, sendo que não hesitaremos em protelá-la de novo para mais tarde se tal se relevar necessário à proteção da saúde de todos nós.

Em breve é tempo de férias e de descanso, não obstante os tempos de incerteza que vivenciamos, espero que podeis concretizar as vossas pretensões e que o próximo verão represente a renovação da nossa esperança e o desbravar de um caminho para um futuro seguro e melhor para todos.

Desejo-vos muita sorte e, designadamente, muita saúde.
Até breve.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Jesuíno Alcântara Martins

#juntossomosmaisfortes

Cofre de Previdência