Uma das apostas do Cofre, é a promoção do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais, que garantam a igualdade de oportunidades. Outra, incide na melhoria das condições de vida dos associados e dos seus familiares, e na diminuição do esforço de muitas famílias. É neste âmbito que surge a concessão de Bolsas de Estudo, Bolsas para Frequência de Creches e Bolsas Sénior.
O novo Regulamento das Bolsas de Estudo concede um maior apoio social a quem mais necessita, prevendo-se a atribuição de 25 bolsas para estudantes do ensino superior, cinco das quais para pessoas com deficiência.
O Regulamento das Bolsas para Frequência de Creches, estabelece as normas de atribuição de bolsas para frequência do referido tipo de equipamentos por crianças provenientes de agregados familiares em situação de vulnerabilidade económico-social.
O Regulamento das Bolsas Sénior estabelece as normas de atribuição de bolsas aos idosos de escassos recursos económicos, associados do Cofre ou integrantes do seu agregado familiar, que pretendam ser integrados numa Residência Sénior. O seu número é determinado anualmente e dependem do valor da verba inscrita para o efeito, no orçamento do Cofre.