Prolongamento do Plano Especial

Plano Especial de Pagamento

Prolongamento do Plano Especial

Prolongamento do prazo até 30/09/2018

Pague sem juros e readquira plenamente os seus direitos associativos.

Ser sócio do Cofre é poder contar com a instituição nos bons e nos maus momentos.

Nos últimos anos, fruto da crise económica e financeira, algumas famílias portuguesas passaram por momentos mais difíceis do que esperavam. As medidas de restrição financeira afetaram em particular os funcionários públicos e aqueles que se encontram na situação de aposentação, levando a que algumas pessoas não conseguissem cumprir com as suas obrigações.

O Cofre não foi imune a esta situação, existindo vários processos de incumprimento por parte de associados. Com o objetivo de reduzir o endividamento destes, e simultaneamente, recuperar parte dos créditos do Cofre, decidiu o Conselho de Administração lançar o “Plano Especial de Pagamento de Dívidas ao Cofre”.

Quem pode aderir?

Podem aderir todos os sócios com dívidas relativas a quaisquer benefícios concedidos, cujo incumprimento se tenha verificado até ao mês da respetiva adesão.

Poderão aderir ao “Plano Especial de Pagamento de Dívidas ao Cofre” os sócios com dívidas, mesmo que já vigore acordo de pagamento ou em que se encontre pendente processo judicial para cobrança coerciva.

Como e quando aderir?

A adesão ao “Plano Especial de Pagamento de Dívidas ao Cofre” deve ser feita até ao dia 30 de setembro de 2018, através de comunicação escrita ao Cofre, remetida através de e-mail ou carta dirigida ao Departamento Jurídico ede Recursos Humanos.

No ato de adesão o sócio deverá identificar a origem da dívida e informar se pagará a dívida integralmente ou em prestações, num dos moldes infra indicados.

Quais as formas de pagamento e as respetivas vantagens?

  • Pagamento integral

O sócio poderá optar pelo pagamento integral da dívida até ao dia 31 de outubro de 2018, o que determinará o perdão total dos juros de mora/penalizações vencidas.

  • Pagamento por prestações
  • Quem optar por esta modalidade deverá efetuar pagamento de, pelo menos, 25% da dívida até 28 de fevereiro de 2019 e, cumulativamente, deverá respeitar as seguintes condições:
  1. a)O valor da prestação mensal não pode ser inferior a 100,00€;
  2. b) Aprimeira prestação do plano vence-se, no máximo, no dia 01 de novembro de 2018, podendo ser paga até ao dia 30 desse mesmo mês;
  3. c)As prestações subsequentes vencem-se nodia 1 dos meses imediatamente seguintes e durante o prazo prestacional escolhido na adesão, devendo ser pagas até ao último dia do mês a que correspondem;
  4. d)O pagamento da dívida no máximo de seis prestaçõesimplicará uma redução de 60% dos juros demora/penalizações.

Já o pagamento até às doze prestações determinará uma redução de 30% dos juros de mora/penalizações.

O pagamento da dívida até às dezoito prestações acarretará uma redução de 15% dos juros de mora/penalizações.

Em qualquer um dos casos, o pagamento deverá ser efetuado através de Multibanco, na modalidade de pagamento de serviços, através dos dados disponibilizados a cada sócio para o efeito.

O que acontece em caso de incumprimento?

O incumprimento do Plano Especial de Pagamento de Dívidas ao Cofre determina o imediato prosseguimento da cobrança coerciva e, no caso de plano prestacional, o vencimento imediato das prestações escolhidas na adesão.

Cofre de Previdência